Esta tradição começou desde a era Heian, as famílias da nobreza iniciaram a prática do nagashibina, faziam bonecas simples e deixavam nos rios ou mar, simbolizava que a boneca levaria consigo os males e maus espíritos. Esta tradição é chamada de hina-nagashi.
As bonecas representam a antiga corte imperial do período Heian. O número de bonecas e andares variam porém em geral são quinze bonecos dispostos em sete andares, sendo que no andar mais alto ficam dois bonecos, representando o imperador(Odairisama) e imperatriz (Ohinasama).
Nos andares de baixo ficam três damas de companhia, cinco músicos, dois ministros, uma laranjeira, uma cerejeira, três criados da corte e alguns móveis em miniatura.
No Hinamatsuri, os japoneses comem doces feitos de arroz chamados Hina Arare e bebem um tipo especial de saquê branco e adocicado chamado Shirozake.
Os japoneses montam os Hinadans na metade do mês de Ferereiro e desmontam logo após a comemoração, no máximo no dia 4, caso contrário acreditam que suas filhas vão demorar a casar.
A música cantada no Hinamatsuri se chama Ureshii Hinamatsuri (Feliz Dia das Bonecas/Meninas):
Akari wo tsukemashou, bombori ni (vamos acender as lanternas)
Ohana wo agemashou, momo no hana (vamos oferecer flores de pêssego)
Go-nin bayashi no fue taiko (cinco músicos da corte tocarão tambores e flautas)
Kyou wa tanoshii Hina matsuri (hoje é o feliz dia das bonecas)
E abaixo o vídeo com o Hinadan e a música do Ureshii Hinamatsuri:
Grupo Jpop MiniMoni, ex integrantes do Morning Musume, música HinaMatsuri: