sexta-feira, 23 de maio de 2008

Mês de Maio - Kodomo no hi e Golden Week

Koinoboris


Kodomo no hi significa Dia das Crianças, é uma data comemorada no dia 5 de Maio e faz parte do Golden Week(semana em que os japoneses tiram folga por comemoração de diversos feriados como Aniversário do Imperador, Dia do Verde, Dia em memória da Constituição e o Dia das Crianças).

Esta data comemorativa foi originalmente chamada de Tango no Sekku, que simbolizava o início do verão (o quinto dia da quinta Lua, de acordo com o Calendário Lunar) e começou no Período Nara.

Existe uma polêmica sobre esta data comemorativa pois inicialmente era a data de comemoração do Dia dos Meninos, apenas em 1948 é que foi instituído o Dia das Crianças, porém ainda é comemorado como o Dia dos Meninos e é um feriado nacional enquanto que o Dia das Meninas(comemorado em Março) não é.

Os japoneses têm o costume de levantar bandeiras em forma de carpa chamadas de koinobori que simbolizam coragem e força e enfeitam a casa com bonecos chamados Kintaro (em homenagem a um samurai do período Heian considerado um herói).



Kintaro