quinta-feira, 10 de abril de 2008

Kyudo - O Caminho do Arco


“Sometimes we will hit the target ….but miss the self” Onuma Sensei


Kyudo, O Caminho do Arco, é a arte marcial japonesa do arco e flecha.
É a mais antiga arte marcial japonesa.

O Kyudo, assim como outras artes marciais japonesas, desenvolve o físico, o mental e o espiritual.

O Caminho do Arco tem três princípios básicos: a estabilidade do corpo, a estabilidade da mente e a estabilidade do arco.

Um praticante de Kyudo dificilmente chegará a entender o Caminho do Arco totalmente. Kyudo, na verdade, é um estudo, reflexão a respeito de si mesmo.

A filosofia do Kyudo também é a contemplação da verdade, bondade e beleza.

Verdade no Kyudo é manifestada pelo tiro que é puro e correto, onde os três elementos (atitude, movimento e técnica) estão em perfeita harmonia. Um bom tiro não é apenas certeiro, mas é aquele que pode ser dito que a flecha já estava no alvo antes mesmo de acertá-lo.

Bondade acompanha características como cortesia, compaixão, moral, não-agressividade. No Kyudo bondade é demonstrada através de boas atitudes e comportamento em todas as situações. Um bom praticante de Kyudo é uma pessoa que mantem sua compostura e graça mesmo em momentos de grande estresse ou confito.

Beleza realça a vida e estimula o espírito. No Kyudo, verdade e bondade são consideradas belas. Beleza também pode ser encontrada na delicada arte da reverência e na elegância do traje do arqueiro. Também está presente na refinada etiqueta acerca da cerimônia do Kyudo. Etiqueta, que é simplesmente a cortesia e respeito pelas pessoas, essencial na prática do Kyudo e na vida.


Kyudo