quarta-feira, 24 de junho de 2009

Misora Hibari




Há exatos 20 anos morria a cantora Misora Hibari, ícone da música japonesa, a rainha da música japonesa da era Showa. A estrela Hibari nasceu logo após a 2º Guerra Mundial, período em que o Japão começava a se reerguer da derrota, e seu nome tem tudo a ver com esse espírito. Hibari é o nome de uma espécie de pássaro que aqui no Japão é conhecida por estar sempre no ar. É muito difícil vê-lo no chão e foi com esse espírito que a mãe de Katou Kazue deu o nome de Misora Hibari àquela que seria eternizada como a rainha da música japonesa.

Não há um só ser no mundo, interessado em cultura japonesa que não conheça ou tenha pelo menos uma vez na vida ouvido o nome de Misora Hibari.

Aqui no Japão, desde o mês passado vários eventos têm ocorrido em comemoração aos 20 anos de sua morte. Em maio aniversário da cantora, eventos pipocaram por todo o Japão, mas com especial intensidade na região de Yokohama, cidade natal da cantora. Um monumento foi erguido em homenagem à cantora, fruto do esforço e da dedicação dos fãs que, mesmo depois de 20 anos, continuam aplaudindo e gritando e chorando e rindo com Hibari nos "film concerts", nos karaokes, assistindo vídeos e ouvindo a cantora.

Fiquei impressionado ao chegar aqui e ver como a legião de fãs da cantora é organizada e unida para defender a cantora. O seu museu oficial está agora em Kyoto, cidade que se ofereceu para abrigá-lo mas há planos de trazê-lo novamente para Yokohama, mas ainda são planos.

O que há de certo é que o amor pela cantora continua vivo nos corações de todos os seus fãs. Convivo diariamente com um desses fãs e dá gosto de ver a coleção dele com fotos, discos, cds, notícias de jornais, enfim, tudo aquilo que eu tenho sobre o Kouhaku Utagassen ele tem sobre a Hibari.

Semana passada fomos até Yokohama visitar o túmulo da cantora. Uma experiência única que nunca mais vou esquecer. O lugar parece habitado pela Hibari. É possível sentir a presença dela recebendo os fãs com aquele sorriso e com aquela voz inconfundíveis. O túmulo é mantido pelos fãs que limpam e estão sempre trazendo flores e incensos para quem quiser visitar e prestar sua homenagem à cantora.

No mesmo dia, fomos a um café que fica perto do cemitério chamado "Minatomachi Jyuusanbanchi". O lugar é muito aconchegante e bem legal, com um bolo de morando e um café que merecem atenção. No 2º andar há um "museu" em homenagem à Hibari, coisa de profissional com tantas imagens, notícias, discos, enfim, de tudo que é possível relacionado à cantora. Fiquei encantando com a gentileza e acolhimento da proprietária. Vale muito a pena!
Bom, quem vier ao Japão não pode deixar de visitar Yokohama, não só pelas belezas do lugar mas também para prestar homenagem à Hibari.

As tevês do Japão também prestaram suas homenagens à cantora no último final de semana. A TV Asahi transmitiu dois especiais no final de semana com imagens de seus arquivos inéditas da cantora, uma homenagem emocionante. Na época em que a cantora foi afastada do Kouhaku Utagassen (e da NHK) por suspeitas de envolvimento de seu irmão com a máfia, a cantora foi "acolhida" pela TV Asahi que possui cenas inesquecíveis e emocionantes da cantora. Nesse tempo ela comemorou seus 30 anos de carreira com um show, transmitido ao vivo do finado Shinjyuku Koma Gekijyou no mesmo horário do Kouhaku Utagassen com a presença de vários artistas na platéia, coisa rara de se ver e só conseguida porque Hibari era Hibari.

Não há como passar pelos arredores de Shinjyuku (perto de onde era o Koma) e não sentir a presença de Hibari. Sabu-chan que nada, quem reinou naquele lugar por anos a fio foi Hibari.

Quanto a isso, gostaria de fazer uma reflexão e um pensamento num próximo post... mas sei que pode ser que eu mexa com os brios de alguns fãs de Kitajima Saburou, mas fazer o que né, a verdade tem que ser dita!

Enfim, 20 anos sem Hibari... uma pena, uma falta enorme, mas suas músicas estão aí como um presente para todos nós... arigatou Hibari! Arigatou!!!!!